Por que investir no marketing digital?

Por que investir no marketing digital?

Sabemos que há algum tempo o marketing digital vem conquistando cada vez mais espaço no mundo moderno – especialmente devido ao avanço da tecnologia – e sobre as formas das marcas se relacionarem com seus respectivos públicos-alvo.

Porém, a evolução do marketing digital não para por aí. Separamos algumas tendências para você que pretende investir no marketing digital.

Maior volume de pesquisa de voz

A primeira tendência para o marketing digital que vale a pena destacar é o aumento do volume de pesquisa por voz, normalmente realizadas em aplicativos como o Google Assistente e a Siri.

Hoje, um terço das 3,5 bilhões de buscas feitas no Google diariamente são pesquisas de voz, segundo o site Thee Design.

Porém, as buscas por voz têm uma estrutura semântica bem diferente das pesquisas digitadas em dispositivos móveis e desktops. Por isso, é necessário readaptar sua estratégia de SEO para este tipo de pesquisa com o objetivo de não perder este tráfego da internet.

Dica: use expressões de pesquisa mais conversacionais e menos semelhantes às pesquisas digitadas.

Chatbots vieram para ficar no Marketing Digital

Essas ferramentas de respostas automáticas conquistaram seu espaço no mundo online no ano passado, mas os chatbots têm previsão para se tornarem mais populares e acessíveis.

Coloque essa tendência no topo das suas prioridades, pois de acordo com um relatório publicado pelo site Grand View Research, 45% dos usuários finais preferem usá-los como o primeiro meio de comunicação com a empresa.

Além disso, estima-se que no próximos cinco anos esses sistemas serão responsáveis por 80% das comunicações comerciais com clientes, o que vai gerar grande economia e agilidade.

Redes sociais devem mostrar mudanças

Uma das tendências para o marketing digital é o contínuo crescimento do Instagram, principalmente diante das faixas etárias mais jovens.

Este movimento deve continuar crescendo, pois a plataforma tem investido cada vez mais em opções de publicidade.

Um relatório realizado pela Merkle apontou que enquanto o gasto com anúncios do Facebook em 2021 cresceram 40% em relação ao segundo trimestre de 2020. Os investimentos em publicidade no Instagram aumentaram 117% durante o mesmo período.

O fato é que o Facebook Marketing continuará a dominar a publicidade nas redes sociais, tendo o Facebook Ads como principal ferramenta. Ao mesmo tempo, os anúncios ficarão cada vez mais sofisticados, permitindo segmentações que exigirão muita técnica por parte dos profissionais da área.

Conteúdo vertical é a grande aposta para o Marketing Digital

Os conteúdos verticais são essencialmente pautados no conceito mobile-friendly. Por isso os anunciantes de todo o mundo devem, cada vez mais, otimizar este modelo de conteúdo e adicioná-lo em seu repertório.

As mídias sociais também vem seguindo este fluxo. Redes famosas como Instagram e Facebook já disponibilizam a realização de vídeos e fotos no formato vertical, seja para publicações pessoais ou para disparar anúncios.

A maneira mais eficiente para que os usuários consumam seu conteúdo ao percorrer o feed é investir em um formato simples, curto e legendado.

Carreira de marketing em alta

carreira em marketing digital está cada vez mais valorizada, pois as empresas buscam formar suas próprias equipes para fugir dos altos custos das agências digitais.

A ausência de mão de obra qualificada vem pressionando os salários para cima, tendência que já dura mais de cinco anos e deve permanecer nos próximos anos.

Profissionais com uma boa formação e multidisciplinares devem continuar sendo muito disputados por agências e empresas, o que favorece o aumento da remuneração. Além disso, consultores independentes também encontrarão um bom campo.