O que é identidade visual?

identidade visual

Entenda o que é identidade visual e qual a sua importância para as empresas.

Para podermos conversar sobre identidade visual, preciso te fazer uma pergunta: você já parou para pensar em quais detalhes te lembram alguma marca? Tudo o que existe tem um conjunto de características que o fazem ser reconhecido ou lembrado. Desde o nome, até a aparência.nike air jordan womens high top lace front wigs nfl jersey Human Hair wigs personalized jerseys cheapest jordan 4 wigs types adidas outlet adidas yeezy boost 700 nike air max 270 custom jersey wig sales nike air jordan shoes nfl com shop team jersey

Com as marcas isso não é diferente e é neste contexto que entra a importância de ter uma identidade visual bem definida. Até porque, como ser reconhecido sem uma imagem?

Ela deve estar incluída em qualquer estratégia de negócio e vista como prioridade. Quanto melhor trabalhada a estratégia, melhor a conversão de clientes. Caso contrário, o público que te dará audiência será baixo.

Mas aí você pergunta: Ugah!, como faço para colocar isso em prática? É isso que vamos contar para você aqui neste artigo. Todos prontos?

O que é identidade visual?

Ela é o conjunto de elementos gráficos e visuais que criam um direcionamento de quem é a empresa e seus valores. Se ainda não ficou claro o conceito, eu vou te dar um exemplo:

Não é necessário estar escrito “Coca-Cola” na garrafa para identificá-la. Só pelo desenho da garrafa você já consegue reconhecer. Este é um ótimo exemplo de uma forte identidade visual.

Esse conjunto de aspectos diz muito mais do que um simples cartão de visita para atrair o consumidor pela estética, é necessário transmitir a personalidade da sua marca a partir destes elementos.

Assim, sua marca é reconhecida nos momentos de tomada de decisão e compra. Por isso, quanto mais alinhada a estratégia, maior o destaque da sua empresa para o consumidor.

Qual a importância da identidade visual para uma marca?

Como falei mais acima, a identidade visual ajuda a definir de forma prática e rápida à mente quem é a empresa. É ela quem direciona ao reconhecimento e valor da sua marca.

É claro que isso não acontece de um dia para o outro. Com um pouquinho de tempo, o consumidor grava a identidade no cérebro tomando a decisão de compra praticamente no automático.

Caso o McDonalds não trabalhasse as cores e o “M” gigante deles, estariam perdidos entre as tantas outras redes de fast-food pelo mundo. Por isso, é muito necessário criar uma estratégia de marca para trabalhar da forma correta a sua identidade.

Aqui na Ugah! para criarmos a identidade visual dos nossos clientes, precisamos de algumas informações básicas da marca para darmos os primeiros passos, como: qual imagem ela quer passar, setor que atua, preferências dos donos, entre algumas outras.

Após reunirmos todos esses detalhes, nossos designers estudam o público, concorrências, referências e comparam com a identidade antiga (caso já exista).

Cores, símbolos, fontes, formas, entre muitos outros elementos precisam estar alinhados para que a estratégia funcione como esperado. Depois de tudo pronto, a identidade é aplicada em diferentes meios, como chaveiros, quadros, placas, entre outros, para entendermos como irá se comportar.

Caso tenha interesse em conhecer nosso trabalho, siga nossas redes sociais @agenciaugah ou acesse nosso site clicando aqui.

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