Para podermos conversar sobre identidade visual, preciso te fazer uma pergunta: você já parou para pensar em quais detalhes te lembram alguma marca? Tudo o que existe tem um conjunto de características que o fazem ser reconhecido ou lembrado. Desde o nome, até a aparência.
Com as marcas isso não é diferente e é neste contexto que entra a importância de ter uma identidade visual bem definida. Até porque, como ser reconhecido sem uma imagem?
Ela deve estar incluída em qualquer estratégia de negócio e vista como prioridade. Quanto melhor trabalhada a estratégia, melhor a conversão de clientes. Caso contrário, o público que te dará audiência será baixo.
Contudo, como colocar isso em prática?
O que é identidade visual?
A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos e visuais que definem quem é a empresa e quais são seus valores.
Por exemplo, não é preciso que “Coca-Cola” esteja escrito na garrafa para identificá-la. Apenas pela silhueta da garrafa, ela já é reconhecível. Isso ilustra um exemplo forte de identidade visual.
Portanto, esses aspectos não são apenas um simples cartão de visita estético para atrair o consumidor. É necessário transmitir a personalidade da sua marca através desses elementos.
Dessa forma, o consumidor reconhece sua marca nos momentos de decisão e compra. Por isso, quanto mais alinhada a estratégia estiver, maior será o destaque da sua empresa para o consumidor.
Qual a importância da identidade visual para uma marca?
Como abordamos acima, a identidade visual ajuda a definir de forma prática e rápida à mente quem é a empresa. É ela quem direciona ao reconhecimento e valor da sua marca.
É claro que isso não acontece de um dia para o outro. Com um pouquinho de tempo, o consumidor grava a identidade no cérebro tomando a decisão de compra praticamente no automático.
Caso o McDonalds não trabalhasse as cores e o “M” gigante deles, estariam perdidos entre as tantas outras redes de fast-food pelo mundo. Por isso, é muito necessário criar uma estratégia de marca para trabalhar da forma correta a sua identidade.
Aqui na Ugah! para criarmos a identidade visual dos nossos clientes, precisamos de algumas informações básicas da marca para darmos os primeiros passos, como: qual imagem ela quer passar, setor que atua, preferências dos donos, entre algumas outras.
Após reunirmos todos esses detalhes, nossos designers estudam o público, concorrências, referências e comparam com a identidade antiga (caso já exista).
Cores, símbolos, fontes, formas, entre muitos outros elementos precisam estar alinhados para que a estratégia funcione como esperado. Depois de tudo pronto, a identidade é aplicada em diferentes meios, como chaveiros, quadros, placas, entre outros, para entendermos como irá se comportar.
Na UGAH!, desenvolvemos estratégias precisas para sua identidade visual, expressando sua marca com profundidade além da estética. Vamos evoluir sua identidade visual juntos?